Olá, meu nome é Rangel Carvalho, sou técnico e professor de eletrônica, se você chegou até aqui certamente quer saber um pouco mais sobre mim, então eu escrevi abaixo um resumo da minha jornada.
Nasci no Paraná em 1970, mudei para São Paulo em 1983, concluí o curso técnico em eletrônica em 1989 e nesse mesmo ano, comecei a trabalhar como técnico de aparelhos de som na autorizada Gradiente. Nessa empresa, aprendi técnicas avançadas de análises em amplificadores de áudio como, utilização de lâmpada em série para proteger a etapa de saída, isolação dos estágios através das tensões DC, ajuste de pré-polarização utilizando osciloscópio e gerador de sinais, etc. Também aprendi analisar esquemas e utilizar osciloscópio o que me proporcionou um avanço na compreensão dos circuitos eletrônicos.
Fascinado pela eletrônica, eu dedicava parte do tempo consumindo livros, revistas e participando de cursos e treinamentos nas escolas da região. Procurava aprender o máximo possível sobre os aparelhos que entravam na assistência técnica como, aparelho de som, TV CRT, videocassete, filmadora e videogame. Embora nesse período eu trabalhava somente com aparelhos de som, como conhecia outros aparelhos e tinha facilidade de analisar esquemas e utilizar osciloscópio, muitas vezes eu ajudava os outros técnicos nas análises de TVs, videocassetes, filmadoras e videogames. Essa prática foi muito importante para minha evolução profissional.
Em 1992 saí da autorizada Gradiente para realizar um sonho que também é o de muitos técnicos, abrir a própria assistência técnica. Porém, devido a minha pouca experiência, essa empreitada durou apenas um ano.
Em 1993 comecei a trabalhar em uma assistência técnica de aparelhos de som profissional, autorizada das marcas Machine, Attack, Meteoro e Sygnus. Como tinha experiência com aparelhos de som domésticos, não foi difícil me adaptar com aparelhos de som profissional. A empresa prestava serviços somente em aparelhos de som, mas como eu conhecia TVs, videocassetes e filmadoras, passamos a trabalhar também com esses aparelhos.
Após alguns anos de trabalho nessa empresa, passei a dar suporte a alguns técnicos que traziam aparelhos para serem analisados, eu fazia questão de explicar a análise passo a passo enquanto o técnico acompanhava a análise. Isso me despertou o gosto pelo ensino.
Aos sábados pela manhã costuma frequentar a Livraria Técnica Vitória no famoso bairro Santa Ifigênia. Gostava de folhear os livros das prateleiras e sempre saía da livraria com um ou mais livros. Em uma dessas visitas à livraria, em 1998, encontrei uma revista chamada CTA Eletrônica que apresentava um excelente conteúdo sobre eletrônica. Em uma das páginas havia uma chamada para um concurso de análise de defeitos para escolher os melhores técnicos, o concurso seria realizado na escola CTA Eletrônica com apoio da Eltec Editora (antiga editora de livros e manuais).
Participei do concurso e orgulhosamente fiquei em segundo lugar. Após esse concurso passei a fazer parte da CTA Eletrônica, onde fui aluno e professor. A CTA Eletrônica foi muito importante na minha profissão, foi onde lapidei meus conhecimentos e foi onde, em 1999, iniciei a fascinante atividade de professor.
Devido às mudanças nos formatos dos cursos, deixei a CTA Eletrônica no início de 2002 e criei a escola Mais Eletrônica, onde ministro cursos presenciais para técnicos da região. Em nossa grade de cursos já tivemos os seguintes cursos: Análise de Videocassete, Análise de TV CRT, Análise de Monitor de PC, Análise de Circuitos, Utilização de Osciloscópio, Análise de Fonte Chaveada, Análise de Aparelho de Som, Análise de Amplificador de Áudio, Análise de TV LCD e Análise de TV de Plasma.
Após quase duas décadas dedicadas ao ensino presencial, em 2020 criei a escola Mais Eletrônica EAD para oferecer cursos Online e ampliar o alcance do nosso ensino.
Apesar da minha experiência como técnico e professor, estou ciente que o profissional dessa área necessita estar em constante atualização, por isso dedico parte do meu tempo estudando, pesquisando e desenvolvendo novas técnicas para ensinar nos cursos.
Não faço tudo que amo, mas amo tudo que faço.